• julia amadio

Minha experiência com o Proga{m}aria

No dia 16/03 fui conferir um workshop de programação feito por mulheres para as mulheres!


Foto tirada pela Jayne

A Oficina {Meu Primeiro Bug} tem como meta ensinar o básico de programação para jovens garotas com o intuito de introduzir o mundo tecnológico para elas. Diferentemente do curso oferecido pelo Progra{m}aria, a oficina dura apenas um dia inteiro - ao todo, ocorreu em dois sábados a mesma aula, mas para público diferente - e é apenas algo mais introdutório, sem se aprofundar e focando em HTML e CSS - ferramentas básicas para fazer um site e estilizá-lo.


O programa visa a ensinar para as garotas o mundo da tecnologia, visto há falta da representatividade feminina no mercado tecnológico. Segue a imagem retirada do site do Pragra{m}aria.


Imagem do site Progra{m}aria sobre a presença das mulheres no mercado de trabalho tecnológico.

O workshop foi uma indicação de uma colega de trabalho e quando eu vi sobre o que seria meu coração deu um pulo! Eu vinha estudando coding através de um site nomeado Codecademy, pois eu sempre admirava o Kode With Klossy, um programa de verão feito pela modelo Karlie Kloss que tem os mesmos ideais que o Progra{m}aria: ensinar programação para garotas mais novas.


Por isso, no sábado fui conhecer um pouco mais e saí apaixonada pelo projeto.


Mas antes, o que é "Code"? De acordo com o Wikipedia: "Em processamento digital de sinais, Codificação é a modificação de chave de um sinal para torná-lo mais apropriado para uma aplicação específica, como por exemplo transmissão ou armazenamento de dados." Ou seja, o coding é aquele monte de letras e palavras por trás de um website, fazendo com que o site se torne o que ele é hoje. Digamos que é como se fosse o esqueleto do site, que utilizam várias ferramentas, como o HTML para a construção e o CSS, por exemplo, para a estilização.


Dica; Se você clicar com o mouse direito sobre essa página, e apertar o botão "Exibir código conte da página", ou simplesmente, apertar as teclas Ctrl+U, você verá na prática o que é este Code, ou código, que eu estou mencionando.


Foto tirada pela Jayne

Com patrocínio do Senai e da Intel, o curso durou um ia inteiro, com cafés, almoços e lanches. Chegamos no Senai da república por volta das 9h, nos identificamos e comemos um pouco do maravilhoso café que nos ofereceram. Logo pós tivemos uma palestra incrível com a Gerente de Desenvolvimento de Negócios na ThoughtWorks, Clarissa Martins e então, tivemos o começo da oficina.



Foto tirada pela Jayne

Com o básico sobre HTML e CSS, aprendemos a montar um site com o conteúdo da Ada Lovelace, uma matemática e escritora inglesa que foi muito importante para o começo de toda a programação. Com pausa para o almoço dado pela oficina, tivemos a oportunidade de comer uma comida maravilhosa, com opções de escolha para a mistura.


Voltando para o workshop, continuamos a realizar o curso e terminar o nosso lindo site, aprendendo algumas plataformas e métodos para colocar a página no ar, terminando então a oficina.



Foto tirada pela Jayne (e eu na direita)

Bom, no fim, valeu muito a experiência, as meninas são incríveis e o projeto é maravilhoso, foi muito mais do que eu esperava e saí de lá maravilhada, querendo fazer muito mais. Elas possuem um curso voltado para isso, mas ele é pago e as aulas começam em meados de setembro, então vocês, garotas, que querem conhecer algo novo e acham que podem gostar da arte do Coding, acho que vale a pena o investimento e a tentativa.


Falo por mim mesma, nunca imaginei que iria me apaixonar pela tecnologia e o backstage de websites e etc, e aqui estou eu, querendo aprender cada vez mais sobre esse mundo incrível. Então, se tiverem alguma oportunidade, por favor, façam e se divirtam! Não é tão assustador quanto parece.


Foto tirada pela Jayne

:)


1 visualização

Receba as novidades

©2023 by Mrs Frost. Proudly created with Wix.com

  • Grey Spotify Ícone